Desafio você e pensar em um dia que não tenha recebido sequer uma ação de marketing. Isso porque, antes mesmo da Internet e do Marketing Digital, já tínhamos diversas ações na televisão e no rádio, vendo comerciais mesmo dentro de casa.


Hoje, com as redes sociais e os blogs, são milhões de conteúdos feitos todos os dias para trazer conhecimento e, claro, para vender. Por isso, o Marketing Digital nada mais é do que todas essas estratégias usadas há anos, mas voltadas para o ambiente online.


Por que sua empresa precisa estar presente na Internet?

Não é mais uma opção, a sua empresa precisa estar presente na Internet independentemente do porte dela. E o motivo é bem simples: o seu público está lá!


Sabe aquela máxima de que “quem não é visto não é lembrado”? Pois bem, funciona perfeitamente nesse contexto.


As suas redes sociais, o seu site e o blog tornam a sua empresa mais conhecida, com maior autoridade e cada vez mais pertinho do seu público-alvo. 


O SPC Brasil e a CNDL promoveram, em 2019, uma pesquisa constatando que 97% das pessoas fizeram pesquisas online antes de comprar um produto em loja física.


Assim, a sua intenção máxima deve ser conquistar esse público, usuários, seguidores, enfim, para que se transformem em seus clientes no futuro!


Como funciona o Marketing Digital?

A princípio, entenda que tudo no universo do marketing tem objetivos específicos, um público e um canal para que as estratégias sejam colocadas em prática. 


Por exemplo, podemos imaginar o objetivo de aumento de vendas, para o público-alvo de um pet shop, que vende produtos de alto valor de mercado, a serem divulgados em Instagram e blog da empresa.


A partir daí temos um conjunto de ações e acompanhamento dos resultados para conseguir de fato aumentar as vendas para esse dono do pet shop.


Apenas um exemplo de situação, sendo que, podemos ter diversos contextos. Inclusive quem atua de maneira autônoma pode usufruir dessas estratégias.


Para isso, existe a opção de produzir conteúdo, a fim de chamar a atenção das pessoas de maneira natural, chamada de orgânica. 


Esse conteúdo deve ser de caráter informativo, com qualidade, além de técnicas SEO para ser mostrado em pesquisas, por meio dos mecanismos de busca como o Google.


Com as palavras-chave que os usuários mais pesquisam, você tem uma base para produzir um conteúdo que chegue até eles. 


Além desses cliques obtidos de maneira orgânica, temos opções como os anúncios pagos. Porém, apesar do ótimo alcance, podem demandar custos maiores do que produzir conteúdo.


Mas não importa a alternativa para ações de marketing digital, o importante é criar um conjunto de estratégias condizentes com os objetivos.


Além do mais, cada ação dessas deve ser mensurada, ou medida, por meio de indicadores que as próprias ferramentas trazem. Podem ser da própria plataforma, como acontece com redes sociais, ou recursos de automação.


Assim é possível aprimorar as estratégias em ação e excluir aquelas que não deram o resultado esperado.


O que essas estratégias podem fazer pela sua empresa?

Sei que são muitas informações, mas todas elas ficam a cargo dos profissionais envolvidos com essas ações, fique tranquilo. 


São eles os agentes de marketing, redatores, designers, desenvolvedores, programadores, entre outros.


O mais importante para você, empresário e empreendedor, é que não perca a oportunidade de fazer sua empresa crescer.


Afinal, essas ações podem:

  • aumentar suas vendas
  • dar maior autoridade para sua empresa no seu mercado
  • trazer mais cliques para seu site
  • crescer o alcance da sua marca
  • diminuir custos com publicidade

Depois de saber mais sobre o Marketing Digital e tudo que ele pode fazer pela sua empresa, acredito que não vai mais perder tempo, certo? 


Vá em busca de resultados por meio dessas ações, basta encontrar parceiros para produzir conteúdos de qualidade para o seu público.


Para isso pode contar comigo, sou redatora freelancer e posso ajudar a produzir conteúdo de qualidade e estratégico, é só entrar em contato!